Câmara realiza entrega de certificado ao jovem Edson Moura da Silva

Publicado em: 13 de março de 2020

Durante a realização da 3ª Sessão Ordinária, foi realizada a entrega de um certificado referente a Moção nº 05/2020, de autoria do vereador Adauto Dias do Prado, ao jovem Edson Moura da Silva manifestando votos de congratulações pela brilhante iniciativa de viabilizar a manutenção e conservação da quadra poliesportiva do Jardim Parque das Nações, bem como pela implantação do Projeto Basquete Futuro visando a prática do esporte com crianças, adolescentes e adultos de forma totalmente voluntária em nosso município.

O jovem Edson Moura da Silva sempre foi amante do esporte em várias modalidades – basquete, skate, ciclismo, futebol.

A ideia da prática do basquete surgiu quando seu amigo em 2014, devido a problemas de coluna precisou operar e devido ao excesso de peso precisava praticar algum esporte, sendo que no caso o único esporte que poderia praticar seria o basquete. Sendo assim, reuniram os amigos em comum para iniciar a prática esportiva, quando o jovem idealizador comprou a primeira bola de basquete e deram início à prática de basquete em 23 de fevereiro de 2014, cujos jogos era aos domingos no período matutino na quadra da Escola Parque das Nações no Programa Escola da Família. Porém, em razão que nos feriados e férias escolares a escola permanece fechada, os jovens atletas queriam intensificar e continuar a prática esportiva nos períodos em que a escola permanecia fechada; foi aí que o jovem Edson Moura teve a brilhante ideia de iniciar as atividades na quadra poliesportiva do Jardim Parque das Nações haja vista que na época era o único local apropriado para a prática esportiva e que estava praticamente abandonado.

Escolhido o local, o jovem Edson e com o apoio irrestrito de seus amigos de jogo, todos arregaçaram as mãos e iniciaram um brilhante trabalho de conservação e manutenção da quadra, inicialmente com a capinação e limpeza ao redor, pintura da quadra – ganharam tintas usadas ou vencidas, plantaram árvores ao redor da quadra, retirada de areia oriunda das águas pluviais e construção de mureta para impedir a entrada de areia e nivelamento da quadra; soldaram os aros; vencida a etapa da adequação da quadra, fizeram uma rifa e com o dinheiro arrecadado – R$ 350,00, adquiriram uma caixa de som portátil, bolas. Durante essa adequação da quadra tiveram também o apoio dos moradores do bairro que ajudaram direta e indiretamente.

Na época, em final de 2014 a administração municipal visando atender aos anseios dos esportistas teve a iniciativa de viabilizar a iluminação da quadra com refletores conectados com a iluminação pública, permitindo que a quadra permanecesse a noite inteira iluminada, permitindo que os esportistas utilizassem o local o horário. Sem dúvida nenhuma foi uma grande conquista para todos os esportistas e moradores do bairro. Inclusive, atualmente toda a comunidade do bairro e adjacências utilizam a quadra – as crianças andam de bicicleta, prática outros esportes, e para outros eventos como realização de tiragem de fotos artísticas, uma vez que a quadra foi inteiramente pintada de acordo com os padrões e ao seu redor foi grafitada pelas crianças e jovens, deixando um local prazeroso e muito lindo.

Devido a grande procura de crianças, adolescentes e adultos para a prática do basquete, o jovem Edson implantou o PROJETO BASQUETE FUTURO, sendo que atualmente o projeto conta com aproximadamente com 30 crianças – na faixa etária de 8 a 14 anos e com 40 esportistas entre adolescentes e adultos – acima de 15 anos. Em razão do tamanho menor e visando impedir que se machuquem, as crianças praticam o esporte aos sábados no período da manhã e os demais (adolescentes e adultos) as quintas-feiras, sábados e domingos.

Felizmente o jovem Edson não parou por aí, com sua criatividade, inteligência, esforço e determinação faz um excelente trabalho de voluntário ensinando o esporte aos legionários da Legião Mirim, aos alunos matriculados na APAE, inclusive realizando gincanas com direito a premiações. Em meados de junho/2019 também começou um trabalho com as crianças que frequentam o Projeto Bom Samaritano na Associação Leão de Judá, a convite da direção da entidade, onde também neste local fez um excelente trabalho com pintura de brincadeiras no solo, adequação da quadra de areia, que permite a realização de brincadeiras. Na execução dos trabalhos de adequação nas dependências da Leão de Judá foram dispendidos 03 dias, em que contou com a ajuda das crianças e outros voluntários. Após a conclusão de adequações, desde agosto/2019 tem realizado atividades esportivas, culturais e educativas com as crianças uma vez por semana.

Também teve a brilhante iniciativa de realizar a Tarde da Cultura de Rua, que teve sua primeira edição no ano de 2016, e que tem como objetivo a confraternização, a divulgação da cultura de rua, tão descriminalizada  pela sociedade, mas que na verdade é de suma importância para a cultura e a celebração da amizade, o que permitiu mostrar o inverso que a sociedade pensa sobre ela. E neste ano o evento será realizado em sua 5ª edição, cujos preparativos já estão a todo vapor, uma vez que o seu objetivo é de  angariar fundos com a realização do evento visando a manutenção e conservação da quadra poliesportiva; a realização de torneio de basquete adulto e infantil, grafite ao vivo, concurso de poesias, praça de alimentação, fornecimento gratuito de brinquedos, pipocas e algodão doce; apresentação de danças, capoeira, skate e show artístico ao vivo, sorteio de brindes.

Vale ressaltar que visando realizar o seu sonho começou a cursar o Curso de Educação Física da UNOESTE na cidade de Presidente Prudente, cujo curso está concluindo em dezembro do corrente ano, que sem dúvida nenhuma irá aperfeiçoar-se ainda mais dentro desse segmento, que viabilizará ainda mais que compartilhe seus conhecimentos gratuitamente com outras pessoas através do esporte.

Sendo assim, o homenageado tornou-se merecedor de nossas sinceras e honrosas congratulações pelo seu admirável trabalho desenvolvido de forma totalmente voluntária.


Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!