Satiko questiona sobre terrenos sem construção e sobre IPTU Progressivo

Publicado em: 18 de agosto de 2010

Apesar do crescimento no setor de construção civil, ainda há muitos terrenos sem construção ou com construção inacabada e abandonada, o que além de servir para proliferação de insetos, deixa a cidade feia e com aspecto de abandono.

Subentende-se que às construções inacabadas existem por falta de recursos financeiros. Por outro lado, quanto aos terrenos baldios, principalmente em áreas nobres, subentende-se que são frutos da especulação imobiliária.

A solução para mudar este cenário seria a implantação do IPTU progressivo, através do qual se estipula um prazo máximo em que um terreno pode ficar sem construção e após o prazo estipulado se o terreno ainda continuar sem construção, o IPTU seria cobrado progressivamente, isto é, o valor do IPTU aumentaria a cada ano.

Leia o requerimento nº. 104/2010, de autoria da vereadora Satiko Yoshimori Hayashi, a respeito do assunto em pauta.

Publicado por: Secretaria da Câmara - Luiz Aparecido de Lima