Vereadores rejeitam projeto de municipalização do ensino

Publicado em: 29 de novembro de 2010

No último dia 17 de novembro, a Câmara Municipal de Bastos realizou uma sessão extraordinária a fim de apreciar o Projeto de Lei da Prefeitura Municipal visando a municipalização do ensino em Bastos. A sessão contou com a presença dos nove vereadores que compõem o legislativo bastense.

O projeto polêmico foi enviado pela prefeita Virginia Fernandes no final do mês passado e após os trâmites normais dentro do legislativo, foi colocado em votação.

Usaram a palavra antes de ser votado o Projeto, os vereadores Satiko Hayashi, Clovis Andrade Pessoa e Márcio Venturoso de Souza.

Satiko disse que a filosofia da municipalização é boa, porém tem a preocupação de haver ingerência política no futuro. “O projeto não está claro como seria feito a municipalização e não posso dar um cheque em branco para a prefeita, sobre um assunto tão sério e que se não der certo, não pode haver volta”, disse.

Já o vereador Clovis afirmou que não deu para ter uma convicção se a municipalização é boa ou ruim para a educação. “Faltou discutir mais essa questão, inclusive nunca os vereadores foram chamados para esclarecer melhor o projeto - que é muito vago – para ter uma convicção melhor sobre o assunto”.

O presidente da Câmara, Marcio da Farmácia, ressaltou que em sua opinião o projeto veio incompleto, além de ter sido enviado de última hora para ser votado pelos vereadores. “Não sou contra nem a favor da municipalização, o que precisa é planejar e debater melhor o projeto, para sabermos se é bom ou ruim e não pensar somente no dinheiro que vai entrar agora e esquecer como será no futuro”, frisou. Ainda questionou: “Porque o Estado não quer municipalizar a água e esgoto? Porque dá lucro. Já a educação o governo quer passar para os municípios, pois sabe que não tem lucro”.

Ao ser colocado em votação, o Projeto de Lei acabou sendo rejeitado por unanimidade dos vereadores, sendo que desta forma fica vetada a municipalização do ensino em Bastos.

Publicado por: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal