Título de Cidadã Bastense à Dra. Eloísa de Sousa Arruda - Secretária de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Publicado em: 13 de novembro de 2014

A Câmara Municipal de Bastos concederá à Dra. Eloísa de Sousa Arruda - Secretária de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, o Título de Cidadã Bastense, em sessão solene que realizar-se-à no dia 14/11/2014, às 11 horas, no recinto da Câmara Municipal.

Em suas justificavas, os autores, vereador Clóvis de Andrade Pessoa e o vereador Manoel Ironides Rosa discorrem sendo um dos mais acalentados sonhos do nosso Município, esperado há mais de uma década, somente se tornou em realidade graças à atuação incansável da Secretária de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Dra. Eloísa de Sousa Arruda, que absorveu para si a missão de lutar com todas as forças junto aos mais diversos órgãos do Governo do Estado de São Paulo para viabilizar a construção do prédio para abrigar o Foro Distrital de Bastos.

Fez questão de acompanhar passo a passo todo o trâmite burocrático, cobrando das autoridades agilidade na aprovação dos processos.

Veio em 18/06/2011 fazer o lançamento da Pedra Fundamental daquela que  seria uma das mais importantes obras do nosso Município; e também no dia 27/06/2014 esteve presente na inauguração do referido prédio do Foro Distrital.

Hoje podemos constatar que sua luta não foi em vão e que tudo valeu a pena. Podemos ver lado a lado a idealizadora e sua obra, algo invejável em todo o interior paulista e em nosso Estado por ostentarmos uma verdadeira obra de arte do Poder Judiciário, pois foi graças ao seu apoio incondicional que tudo isso se tornou em realidade.

Trata-se de uma pessoa digna do nosso mais profundo respeito pela sua capacidade e dedicação, constituindo-se em uma profunda conhecedora das causas justas e humanitárias desenvolvidas ao longo de sua vida profissional, dentre as quais podemos destacar: Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983); Mestrado em Direito das Relações Sociais, área de concentração Direito Processual Penal, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994); Doutorado em Direito das Relações Sociais, área de concentração Direito Penal, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007); Especialização em Investigação e Provas no Processo Penal (2006) e Justiça Constitucional e Direitos Humanos (2007) pela Universidade de Castilla Y La Mancha – Espanha; Procuradora de Justiça, integrando o Ministério Público de São Paulo desde 1985;
Integrou o Conselho Superior do Ministério Público (biênio 2008/2009); Diretora da Escola Superior do Ministério Público (2010); Professora de Direito Processual Penal da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (graduação e especialização), ocupando a chefia do Departamento de Direito Penal e Direito Processual Penal da PUC-SP (biênios 2005-2007, 2007-2009 e 2009-2011); Professora nos cursos de especialização da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e da Escola Paulista da Magistratura; e, possui vasta experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Penal, Direito Penal e Direitos Humanos.

E a homenagem que ora estamos propondo nada mais é que o nosso justo reconhecimento pelos inúmeros benefícios concedidos à nossa comunidade, haja vista que a Excelentíssima Secretária de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania foi a nossa interlocutora junto a todos os órgãos governamentais no sentido de efetivar a construção do prédio do Foro Distrital de Bastos, sendo digna de receber o honroso Título de Cidadã Bastense por fazer parte da nossa comunidade.